Ipec para o Senado no RJ: Romário lidera com 29%; cinco empatam em 2º

Pesquisa Ipec contratada pela Associação Rio Indústria e realizada no estado do Rio de Janeiro aponta o senador Romário (PL) na liderança para ser reeleito para o Senado. Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista com o nome dos pré-candidatos, Romário tem 29% das intenções de voto no cenário com mais nomes testados pela sondagem.

O ex-deputado federal Cabo Daciolo (PDT) ficou com 10%; os deputados federais Alessandro Molon (PSB) e Daniel Silveira (PTB), 8% cada um; o deputado estadual André Ciciliano (PT), 6%, e a advogada Luciana Boiteux (PSOL), 4%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, esses cinco pré-candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar.

Brancos e nulos somam 24%, e não sabem ou não responderam, 11%. A pesquisa Ipec foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio. Foram ouvidos 1.008 eleitores de 16 anos ou mais em 32 municípios do Rio de Janeiro. As entrevistas foram presenciais, e o índice de confiança da sondagem é de 95%. Os registros junto TSE (Tribunal Superior Eleitoral) são RJ?07114/2022 e BR?04025/2022.

Veja a seguir os cenários testados pela pesquisa:

Cenário 1:

Romário (PL): 29%

Cabo Daciolo (PDT): 10%

Alessandro Molon (PSB): 8%

Daniel Silveira (PTB): 8%

André Ciciliano (PT): 6%

Luciana Boiteux (PSOL): 4%

Branco/nulo: 24%

Não sabe/não respondeu: 11%

Cenário 2:

Romário (PL): 39%

André Ciciliano (PT): 11%

Luciana Boiteux (PSOL): 7%

Branco/nulo: 32%

Não sabe/não respondeu: 11%

Cenário 3:

André Ciciliano (PT), com apoio de Lula: 40%

Romário (PL), com apoio de Bolsonaro: 34%

Branco/nulo: 20% Não sabe/não respondeu: 5%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de pré-candidatos, todos aparecem empatados dentro da margem de erro. Brancos e nulos somaram 20%, e não sabem ou não responderam, 71%.

Veja o resultado a seguir:

Romário (PL): 3%

Daniel Silveira (PTB): 2%

Alessandro Molon (PSB): 1%

André Ciciliano (PT): 1%

Outros: 3%

Branco/nulo: 20%

Não sabe/não respondeu: 71%

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição

Fonte: uol.com.br/eleicoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.