Hospital Materno Infantil da Serra é aberto e recebe pacientes de Covid-19

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a abertura do novo Hospital Materno Infantil estava previsto para julho deste ano, mas a pasta conseguiu antecipar os protocolos de abertura, de funcionamento e rotinas, para que a unidade inaugurasse o quanto antes.

O Hospital foi construído, em sua maioria, com recursos do município, mas a gestão foi transferida para o Governo do Estado, no ano passado. Na sua principal finalidade, a expectativa é que a unidade atenda 8.700 gestantes por ano e que tenha a capacidade de abrigar 725 partos por mês.

1.100 vagas de UTI para pacientes com Covid

Ainda segundo o secretário Nésio Fernandes, o Estado deve atingir a marca de 1.100 leitos abertos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19. Nesta segunda, o Estado abriu mais 10 leitos de UTI e 15 de enfermaria no Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus. Na última semana, a unidade já havia disponibilizado mais 15 leitos de enfermaria na unidade. Já em Nova Venécia, foram abertos mais 10 leitos de enfermaria Covid-19 no Hospital São Marcos.

O número total de leitos no Estado se equipara a quantidade de leitos existentes na Bahia, por exemplo, e é superior a outras unidades da federação com população maior que a do Espírito Santo.

Nésio reforçou a proposta do Estado em fortalecer aos hospitais públicos e filantrópicos já instalados e refutou a proposta dos hospitais de campanha. “Apoiamos e fortalecemos o sistema de saúde não com esta estrutura custosa e temporária como os hospitais de campanha”, afirmou. Fonte: TribunaOnLine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.