Enfermagem é a primeira pessoa a receber vacina contra a Covid-19 no Espírito Santo

A técnica de enfermagem Iolanda Brito, de 55 anos, é a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Espírito Santo. A aplicação da vacina aconteceu por volta das 20h25 desta segunda-feira (18) durante uma cerimônia simbólica no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, onde ela trabalha.

“Depois de contribuir com dias de luta, agora vou ser uma das primeiras a tomar a vacina e viver dias de glória”, disse a técnica de enfermagem.

Em seguida, outros cinco profissionais de saúde da unidade receberam a dose do imunizante. São eles: Thais Fonseca Silva, 37, fisioterapeuta; Romerson Ribeiro Silva, 32, médico; Eliane Palles Luz, 51, enfermeira; Sabrina Bital Martins, 39, auxiliar de serviços gerais; e Elizelia Bicalho, 68, técnica de enfermagem e vacinadora.

Vacinados no Espírito Santo — Foto: Any Cometti/ G1

Vacinados no Espírito Santo — Foto: Any Cometti/ G1

Iolanda soube nesta manhã que seria a primeira vacinada no estado. Ela é negra, mãe de quatro filhos e foi auxiliar de serviços gerais antes de fazer o curso de técnico de enfermagem.

“Estou feliz por ter representado minha equipe técnica de enfermagem, meus colegas que também ficaram na linha de frente comigo. É um alívio, é emocionante saber que vai ser o fim da Covid-19. A vacina é vida, vai diminuir o índice de morte. Todos temos que tomar, a vacina não dói”, disse.

A dose é da vacina da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac aprovada pela Anvisa neste domingo (17).

Neste primeiro lote, o Ministério da Saúde reservou 101.320 doses ao Espírito Santo. Todas chegaram a Vitória em um voo fretado na tarde desta segunda.

Nesta primeira fase, cerca de 48 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário serão vacinadas no estado: 42.273 profissionais da área da saúde, 2.793 indígenas, 2.970 idosos de casas de repouso e 210 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.