Energia renovável por fonte eólica offshore na região litoral do Porto Central

O Porto Central assinou no final de outubro de 2021 um Memorando de Entendimentos com a Votu Winds, empresa que está desenvolvendo um complexo de parques eólicos offshore na região do litoral sul do Estado do Espírito Santo, na altura dos Municípios de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

A localização do projeto da Votu Winds é considerada estratégica por congregar uma região que além de destacada intensidade e qualidade de ventos conta com a infraestrutura portuária do Porto Central para o apoio logístico de suas atividades. A proximidade dos centros econômicos e industriais do país ainda mais releva a importância estratégica desse projeto.

O complexo eólico offshore proposto pela Votu Winds contempla três parques eólicos, sendo cada parque composto por 48 aerogeradores com capacidade de 10 MW cada um desenvolvendo uma capacidade instalada total de 1.440 MW. O objetivo é que a energia gerada pelos aerogeradores seja disponibilizada no Sistema Interligado Nacional atendendo consumidores do próprio Porto Central, bem como, de todo território brasileiro. Parte da geração de energia será utilizada na produção de hidrogênio e amônia verdes, combustíveis com papel primordial na transição para um mundo carbono neutro.

A parceria abrange ainda o desenvolvimento no Porto Central de uma base de apoio para a construção e a manutenção do complexo da Votu Winds, bem como outros parques eólicos na região.

Os estudos de viabilidade e sinergias em condução pelas duas Empresas visam consolidar o Hub de Energia Verde na região sul do Estado do Espírito Santo, contribuindo de maneira decisiva para um futuro mais sustentável.

Sobre Porto Central

Cobrindo mais de 20 milhões de metros quadrados, o Porto Central servirá como um dos mais novos complexos industriais portuários de águas profundas do Brasil, com um calado de 25 metros e capaz de receber os maiores navios do mundo. O porto movimentará diversos tipos de cargas, como petróleo e gás, energia, apoio offshore, grãos, fertilizantes, minérios, contêineres, carga geral, entre outros. A primeira fase do porto irá consolidar o início do desenvolvimento do Hub de Energia do Porto Central, entre o qual inclui a movimentação de petróleo bruto, importação e distribuição de derivados de petróleo e recebimento de gás natural liquefeito (GNL). A localização estratégica do porto numa região com elevado potencial para geração de energias renováveis permite a produção de hidrogênio e amônia verde em larga escala no Porto Central para servir o mercado nacional e internacional.

Sobre Votu Winds

A Votu Winds é uma empresa brasileira independente desenvolvendo projetos eólicos offshore no Brasil. A visão da Votu Winds é o desenvolvimento de projetos marítimos de energia limpa, inclusive para a produção de combustíveis verdes. Assim, a empresa tem a firma convicção de contribuir na transição energética do planeta.

Com Informações: info@votuwinds.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.