Em 2022, estabeleça metas, não resoluções

Todo final de ano nós dizemos a nós mesmos: “Neste próximo ano eu vou …” E então termina o novo ano e repetimos o ciclo novamente. Uma pesquisa mostra que 80% das resoluções de ano novo são abandonadas ou no início de fevereiro. Por quê? Porque as resoluções de Ano Novo raramente têm etapas. Muito pelo contrário, elas são criadas a partir da pressão dos colegas com base em uma data arbitrária.

É bem sabido que comer melhor ou fazer dieta e praticar exercícios está no topo da lista de resoluções, mas isso não é possível. O que significa comer melhor? E o que constitui “exercício”?

1. Reflita sobre todas as áreas de sua vida para determinar onde você está e para onde deseja ir. A rigor, as metas são o objeto de sua ambição ou esforço. Nossas vidas não estão centradas em torno de regras comuns. Somos seres complexos. Logo, reflita sobre as áreas pessoal (relacionamentos, saúde), profissional (dinheiro, motivação profissional), emocional (saúde mental) e espiritual (autorrealização, autocuidado) de sua vida.

A reflexão será diferente para cada pessoa. Você pode fazer isso sozinho ou com amigos e familiares. Esta é a primeira etapa para determinar seus objetivos. Se seus objetivos não têm significado, é improvável que você os alcance – especialmente se eles forem muitos. Escolha seus cinco primeiros para começar.

2. Anote suas metas SMART para as áreas de sua vida que você está comprometido em mudar. Use o acrônimo SMART para definir metas.

Seja específico. Seus objetivos devem responder às perguntas sobre o que você deseja realizar e por que isso é importante para você.
Certifique-se de que seja mensurável. Quantifique sua meta de uma forma que você tenha controle. Não confie em outra pessoa para medir seu sucesso, como receber um aumento. Isso está fora do seu controle.

Certifique-se de que seu objetivo seja alcançável. Mesmo os objetivos mais elevados podem ser alcançados. Tudo começa com uma única etapa.
Determine a relevância. Por que isso é importante para você agora? Este objetivo é relevante em sua vida? A relevância é particularmente importante ao definir objetivos profissionais.

Limite de tempo significa definir um prazo específico para cumprimento. Um prazo final cria um senso de urgência para nos motivar a agir.
Aqui está um exemplo: vou emagrecer cinco quilos (específico e mensurável) antes do meu exame de check-up (relevância) em fevereiro (limite de tempo), substituindo meu bolinho matinal por um pedaço de fruta (alcançável).

3. Escreva seus objetivos onde você possa vê-los. Eu sou um verdadeiro crente em afirmações, painéis de visão e visualização. Eu acredito que você deve escrever seus objetivos onde você possa vê-los todos os dias. Há uma razão pela qual atletas fazem exercícios de visualização – até mesmo a ciência afirma que isso causa um impacto. Quando anotamos nossos objetivos e fechamos o caderno, semanas se passam sem vermos ou revisitarmos  nossos objetivos. Colocá–los onde você possa vê-los os mantém na memória.

4. Conte a um amigo. Uma nova pesquisa mostra que, se você contar seus objetivos às pessoas certas, é mais provável que os mantenha. Responsabilidade, certo? Você precisa contar a alguém de sua confiança – um amigo ou mentor. No entanto, essa mesma pesquisa descobriu que falar sobre seu plano para atingir a meta é mais eficaz do que dizer a alguém sua meta. E então mantenha-os informados sobre seu progresso.

O interessante, no entanto, é que quando fala publicamente de seus objetivos, os estudos mostram que você obtém a mesma satisfação que cumpri-los e, portanto, é menos provável que você os cumpra. Portanto, não diga a todos!

5. Seja flexível. Às vezes, nossos objetivos se tornam desatualizados ou irrelevantes. Livre-se disso. Estabeleça novas metas se for relevante ou veja como você pode ajustar os outros objetivos que escolheu.

Um estudo conduzido pela professora Dra. Gail Matthews mostrou que os entrevistados tinham 42% mais probabilidade de atingir seus objetivos quando os escreviam. A taxa de sucesso para atingir os objetivos foi de 76% quando os participantes do estudo escreveram seus objetivos, desenvolveram um plano, contaram a um amigo e o mantiveram informado.

Portanto, neste ano, quando você comemora o Ano Novo, reserve um tempo para refletir sobre onde você está e onde deseja estar. Defina suas grandes metas audaciosas e ousadas para 2022. Escreva-as e divida-as em etapas pequenas e gerenciáveis ​​que você pode compartilhar com um mentor de confiança. E não se esqueça de comemorar suas vitórias.

Fonte: forbes.com.br/carreira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.