Educação do Trânsito nas Escolas: projeto de lei do vereador Rodrigo Caçulo é aprovado na Serra

Foi aprovado na sessão ordinária realizada na última segunda-feira (05/04), na Câmara de Vereadores do município da Serra, no estado do Espírito Santo, o projeto de lei que visa levar noções básicas de educação no trânsito para as cento e quarenta unidades escolares do município.

O Projeto de Lei Nº 17/2021 é de autoria do vereador Rodrigo Caçulo (Republicanos), que está em seu primeiro mandato. Foram 17 votos a favor e nenhum contra.

Grande parte das instituições de ensino no Brasil não conta com um programa voltado para o tema, e isso contribui para o alto índice de mortes no trânsito. Na contramão, países como a Suécia, por exemplo, investem na educação no trânsito desde o primeiro dia que as crianças passam na escola e obtêm resultados bem interessantes com essa prática.

A educação de trânsito nas escolas é uma solução capaz de mitigar o problema.

Consta no artigo 76 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro):  A educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação.

Na Serra esta iniciativa deu um passo importante e está prestes a seguir o que pede o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro, uma vez aplicada pelo executivo municipal.

A Serra é uma das cidades que mais cresce no estado, contudo, o trânsito tem crescido a cada ano, logo o número de acidentes também tem sido um agravante em nossa cidade. Nossa proposta é contribuir para que o número de acidentes e vidas perdidas sejam minimizadas ao máximo, e uma das formas de fazê-la é por meio da educação.” Concluiu, vereador Rodrigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.