Cidade em Goiás identifica dois casos da variante Ômicron

O município Aparecida de Goiânia, em Goiás, identificou dois casos da variante Ômicron.

A informação foi confirmada pelo prefeito da cidade, Gustavo Mendanha, em vídeo publicado no Instagram.

As duas pessoas tiveram contato com um casal de missionários vindos de Luanda, capital da Angola.

Os angolanos desembarcaram em Guarulhos em 3 de dezembro e ficaram na cidade goiana até o dia 5 — contudo, o teste apresentado no desembarque mostrou resultado negativo para Sars-CoV-2.

 

Os casos foram identificados em duas mulheres, uma de 46 e uma de 20 anos, que testaram positivo para Covid-19 nos dias 8 e 9 de dezembro.

Após o resultado, a Secretaria de Saúde da cidade resolveu fazer o sequenciamento genético e descobriu que se tratava do vírus B.1.1.529.  O prefeito faz um apelo para que as pessoas tomem a vacina.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) disse as pacientes apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação, e são monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município.

Além disso, há ainda dois casos sob investigação, em Valparaiso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal.

Os pacientes chegaram de viagem recente à África e também apresentam sintomas leves, sem necessidade de internação, e são acompanhados pelo município.

O material para realização do sequenciamento genético, que identifica a cepa, foi coletado e o resultado está previsto para ser liberado na próxima terça-feira (14/12).

A SES-GO reforça que os cuidados com a Ômicron são os mesmos adotados para todas as demais variantes do coronavírus.

A população deve seguir as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do vírus, como uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel 70%.

Ômicron no Brasil

Segundo o levantamento da Agência CNN, o Brasil tinha, até sábado (11), oito casos da variante Ômicron do coronavírus. Além de São Paulo, o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul confirmaram dois casos cada.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.