fbpx

Registros de variante Delta aumentam no ES, diz secretário

A cada 10 amostras enviadas para a Fiocruz, 7 retornam ao Espírito Santo com resultado positivo para a variante Delta da covid-19. A informação foi passada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (20).

“As últimas 133 amostras que recebemos da Fiocruz, que foram enviadas para sequenciamento genético, tiveram uma presença da variante Delta em 70% das amostras, que são de julho e agosto, representando um marcador importante”, afirmou o secretário.

Apesar de não ser suficiente para indicar uma prevalência da variante em todo o Estado, Nésio afirma que “existe um aumento da participação da Delta na transmissão comunitária do Espírito Santo”.

Como o secretário destacou, os 70% são das amostras sequenciadas. “Isso não representa, pelo menos estatisticamente, neste momento, a predominância de determinada variante no conjunto no Espírito Santo. Mas indica um crescimento importante no estado”, pontuou.

Delta e Gama aumentam os riscos da pandemia no ES

Ainda segundo o secretário, a circulação de variantes como a Delta e a Gama fazem com que os riscos da pandemia sejam ainda maiores. Uma prova desse risco é o aumento do registro de óbitos e internações pela doença.

Nas últimas duas quinzenas, os óbitos aumentaram 30% na Região Metropolitana. Número passou de 39 para 49, segundo Nésio Fernandes.

“Nós ainda não alcançamos uma cobertura vacinal plena para reduzir o risco de circulação do vírus. Existe também um comportamento social que diversas condutas também tem refletido na contaminação. A existência da variante Gama e Delta como as duas principais em circulação no Estado representa um risco grande entre a população já vacinada e jovens”, explica o secretário. Fonte: folhavitoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.